30/08/2008

Um pouco sobre aquecimento global


A cada dia que passa vemos nos jornais, na televisão e em revistas as catástrofes climáticas e as mudanças que ocorrem rapidamente no clima da Terra. Essas mudanças nunca foram tão rápidas e constantes como tem ocorrido nos últimos anos. Além do acontecimento constante delas, elas tem sido cada vez mais devastadoras...
Exemplos são vistos todos os dias, a Europa castigada por ondas de calor superior a 40 graus celsius, ciclones atingindo o Brasil, geleiras e calotas polares derretendo, ventos fortes, aumento no nível de água dos oceanos, queimadas e muitos outros.
Cientistas e pesquisadores afirmam que aquecimento global está ligado a todos esses exemplos. Eles afirmam que o desmatamento de florestas e o uso de poluentes são os grandes vilões. Pois, o desmatamento e a queimada de florestas favorece a emissão de gases para a atmosfera, assim como o uso de poluentes derivados de combustíveis fósseis formam uma camada de poluentes que se dispersam dificilmente e causa o tão conhecido efeito estufa. Além disso, os poluentes danificam a camada de ozônio o que faz com que os raios do sol aqueça o solo diretamente e irradie mais calor na atmosfera.

Nenhum comentário :

Postar um comentário