05/06/2009

Aquecimento global mata 315.000 pessoas ao ano

''O aquecimento global já é responsável pela morte de 315.000 pessoas por ano. De acordo com um relatório divulgado pelo Fórum Humanitário Global, grupo liderado pelo ex-secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU) Kofi Annan, as mortes provocadas pelas mudanças climáticas são decorrentes de fatores como a fome, doenças e desastres naturais.
O relatório diz ainda que o número de mortes deve subir para 500.000 até 2030. Segundo a entidade, o aquecimento global afeta seriamente 325 milhões de pessoas e provoca 125 bilhões de dólares em perdas econômicas todos os anos ao redor do mundo. De acordo com o estudo, nove entre cada dez mortes relacionadas à mudança climática são casos de desnutrição, diarreia e malária, superando o número de vítimas de desastres naturais diretamente relacionados ao clima.
A publicação da pesquisa, que conta com o apoio de vários institutos e agências internacionais, faz parte de uma estratégia que busca "pressionar" os governos para alcançar um acordo na Cúpula Mundial do Clima, que será realizada em dezembro, em Copenhague, na Dinamarca.Annan lamentou que a crise econômica tenha relegado a luta contra a mudança climática a um segundo plano. "A mudança climática não vai esperar", afirmou. O estudo foi elaborado a partir da análise de informações públicas sobre desastres naturais. Para o ex-secretario da ONU, o problema do aquecimento também representa uma ameaça à saúde, à produção de alimentos e à segurança no mundo.
O relatório indica que as consequências mais graves do aquecimento global afetam, sobretudo, as populações de países pobres - 99% das pessoas que morrem em razão das consequências da mudança climática estão em países em desenvolvimento. Esses países, porém, emitem apenas 1% do CO2 que polui a atmosfera terrestre. Nos próximos 20 anos, o número de pessoas que sofrem de fome crônica deverá saltar de 45 milhões para 90 milhões. Ao mesmo tempo, é esperada uma redução na produção de alimentos e elevação dos preços em cerca de 20%.
As áreas mais afetadas serão o Saara, o Oriente Médio, a Ásia Central, a África Subsaariana, o sul e sudeste da Ásia, a América Latina, partes dos Estados Unidos, países localizados em pequenas ilhas e a região do Ártico. A Austrália deve ser o país que mais sofrerá com os efeitos negativos do clima. Nos últimos 15 anos, o aumento de temperatura e a diminuição de chuvas causaram sua pior seca já registrada.''

é isso para mim não é justo os paises que não tem nada a vê com o aquecimento global terem que pagar pela a gula dos paises grandes....

PS:Fionda o Shark.

16 comentários :

  1. é realmene importante chama a atenção para essa problemática. Nosso clima está cada vez mais louco e causando desastres ambientais, enchentes, secas... é a herança que o homem colhe pelo que causa a natureza, não só os paises mais ricos, como também países como o nosso, temos que fazer nossa parte para pensar no amanhã!
    parabéns pela iniciativa.
    Me visita também
    www.tocou.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. ACHO QUE TODOS TEMOS NOSSA PARCELA DE CULPA.
    TEMOS QUE PENSAR QUE A COISA NÃO VAI SE SUSTENTAR POR MUITO TEMPO!
    BELO POST,
    ABRAÇO!

    ResponderExcluir
  3. Não é uma questão de gula, mas de coletividade. Todos sofrerão as consequencias, ricos e pobres.

    ResponderExcluir
  4. ^^ isso aí, ja fazendo sua parte trazendo essa informação importante pra nós amiga... eu pretendo fazer a minha...

    parabens pelo blog...

    ResponderExcluir
  5. Realmente a mudança climática não vai esperar, ela NÃO está esperando mesmo...

    Se puder, visite meu blog:
    http://infonews2012.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Apois...
    ... é preciso só um pouquinho de consciência, e compaixão para com os irmãos menos favorecidos!
    Só que o egoísmo tá tomando conta!
    DE TUDO e de todos!
    ¬¬'

    http://adytaness.blogspot.com/

    [ Visite-o ]

    ResponderExcluir
  7. Nossa, muito bom mesmo alguém se preocupar com essa problemática global. Blog muito inteligente. Abraços

    ResponderExcluir
  8. O ser humano tem q se consciêntizar, antes que seja tarde de mais!

    ResponderExcluir
  9. Ta ai um assunto delicado, mas que já passou da época de discussões.. ta na hora de comerçamos a agir. Todos nós temos culpa na situação atual e se nada for feito, ai sim se tornará algo irreversível.

    www.sucodelimao.com.br

    ResponderExcluir
  10. Resido numa ilha no Rio de Janeiro. Tenho que tomar cuidado daqui ha 70 anos.

    ResponderExcluir
  11. Impressionante os numeros, a população dos paises que praticamente não poluem são as que mais sofrem com os efeitos do aquecimento global.
    Os pobres pagando a conta dos ricos!

    ResponderExcluir
  12. fala aee! vim tii agradece por ter visitado meu blog! gostei muito do seu! texto muito bom e sutil! eu virei seu seguidor! seje meu também! parabens pelo seu blog !continue sempre assim!
    um abração
    ass:marceloO

    ResponderExcluir
  13. òtimo meio de alertar as pessoas
    Parabéns!
    Ahh
    To te seguindo
    Se gostar do meu blog, me segue tbm
    www.alinepaim.com

    ResponderExcluir
  14. Olha, é o homem. A raça mais cega, e a unica capaz de ao invés de cuidar de seu habitat, destrói. Sendo assim, destrói a terra, e todos os seres (Infelizes por viverem aqui) que nela habitam.
    É triste, mas é a realidade..
    http://maisumblogdopedro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. E o que estamos fazendo para diminur a destruição? Nada absolutamente nada!
    Apenas contribuindo!

    ResponderExcluir