12/11/2009

..........



''Derretimento do Artico está matandoos ursos polares,com a redução da área ocupada pelo gelo,os ursos têm dificuldade para buscar comida...
Uma imagem difulgada esta semana deixou o mundo todo o mundo  perplexo:as neves do Kilimanjaro,o famoso monte da Tanzânia,ponto mais elevado do continente africano,estão desaparecendo.
E a previsão é triste: em 20 anos, dizem os pesquisadores, não haverá um único campo de gelo na região. Que fenômeno é esse que afeta o Kilimanjaro, se repete em geleiras tropicais e chega até ao Ártico?
No Ártico, acontece todos os anos a mais radical mudança de estação de todo o planeta Terra. Em três meses, quando chega o verão, sete milhões de quilômetros quadrados de gelo desaparecem.
Tem sido assim há milênios, mas, nos últimos anos, o fenômeno mudou de escala. Cada vez, mais gelo derrete, um drama para os ursos polares.
O período em que o oceano fica congelado é o melhor para os ursos polares. A caça é farta e fácil. Cada urso precisa pegar uma foca por semana. Enquanto o mar está sólido, eles não passam fome. Ursos são exímios nadadores. E andar no gelo é a maneira mais fácil de se aproximar das focas.
É por isso que, quando o verão começa a clarear o Ártico, a situação fica sombria para os ursos. Aquecido pelo sol e agitado pelo vento, o gelo se despedaça todo.
Um urso pode sentir o cheiro de uma foca a mais de um quilômetro de distância, mas é difícil encontrar a presa em uma paisagem que não para de mudar. A cada dia sem comida, um urso jovem perde um quilo.
As previsões mais recentes indicam que o Ártico pode ficar completamente sem gelo na época de verão daqui a 20 ou 40 anos. E talvez sem ursos.
Uma mãe e seu filhote adolescente recuperam suas forças sobre um fragmento de mar congelado, um dos últimos. Em volta, o mundo de gelo onde vivem sumiu, derreteu. Estão abandonados à própria sorte.''
Esta reportagem,como muitos viram no programa do Fantastico ,neste domingo que passou no dia 08/11/09...Muito tri de uma maneira de coentizar as pessoas,pois seria muito mais tri,se nunca tivesse passado algo assim,pois nunca haveria essas coisas de ruins que estão acontecendo por nossa culpa :(..mas tudo poderá mudar,iqual a Shakira disse..Que os jovens tem o poder de mudar as coisas,temos tudo em mão,agora é só mão a obra ;)

5 comentários :

  1. tá tudo acontecnedo muito rápido, mas só quando o clima tiver TENSO quando o fogo bater na nossa pele aí vai começar a se fazer algo pra isso.
    Valeu pelo comentário hehe, vou te seguir ;)

    ResponderExcluir
  2. Olá Paloma! Esse foi um ano com gostinho de início e venho através das nossas rotas virtuais cruzadas agradecer sua visita, desejando mais encontros entre as leituras e trocas de pensamentos. Esses momentos por vezes nos colorem os dias e inspiram direções.
    Que a renovação seja por dentro maior que no calendário.
    Beijos desde a lua.
    Raiana Reis
    Rayos de Luna
    Tocou

    ResponderExcluir
  3. Falta o mundo se esperta pra o que está acontecendo!

    ResponderExcluir
  4. Caramba isso é algo para agente pensar e refletir muito bom
    legal o blogger

    ResponderExcluir
  5. Esse fenômeno é a palhaçada de protocolos de Kyoto, e reuniões como a COP15 que nunca dão em nada. Enquanto China e EUA continuarem a bater o pé eninguem ter cacife pra peita-los...dificilmente algo mudara no panorama global ¬¬

    ResponderExcluir